Homenagem ao Dia dos Pais – Entrevista com o pai escalador Giancarlo Dal Bó


Em homenagem ao dia dos pais entrevistamos o Giancarlo Dal Bó, pai do Lorenzo, que vai contar um pouco de sua trajetória como escalador e pai!

Você já escalava antes do Lorenzo nascer? Ou começaram a escalar juntos?

Eu escalei até 2001, quando morava em Novo Hamburgo. Depois voltei para Caxias e parei de escalar em função de compromissos pessoais, casamento, Mestrado, Doutorado. Em 2016 começamos a escalar juntos no V10, quando o Lorenzo tinha 10 anos, e este ano começamos a escalar na rocha.

Vocês gostam mais de escalar indoor ou outdoor (na rocha)?

Curtimos os dois, mas e escalada outdoor é muito mais emocionante.

Ao escalar na rocha, vocês preferem escalar boulder ou vias?

Gostamos mais de escalar vias.

Aonde vocês costumar ir escalar? Já fizeram alguma viagem para praticar escalada?

Costumamos escalar na Gruta da 3a. Légua e em Santa Lúcia. Também já fomos uma vez escalar no Salto Ventoso e em Monte Belo.

Tem algum lugar que vocês ainda não escalaram e gostariam de ir?

Temos planos de escalar na Serra do Cipó e no Chile,

Vocês tem algum projeto de via comum, que os dois estão tentando juntos?

Na Gruta estamos tentando mandar a Transamazônica.

O que você sente ao dar “seg” para o Lorenzo? Bate aquela apreensão ou é tranquilo?

A primeira vez que ele escalou na rocha bateu uma apreensão, sim. Hoje é tranquilo. O Lorenzo está escalando muito bem e é super responsável. Sempre conferimos todo o equipamento juntos antes dele começar a escalar.

O que você acha de escalar em família?

Escalar em família é fantástico. A Dani sempre nos acompanha nas escaladas na rocha é ela que dá “seg” pra mim e às vezes pro Lorenzo. A escalada nos aproximou muito, e praticar uma atividade ao ar livre em família também contribui para a nossa saúde física e mental. Acho que nos tornamos uma família melhor depois de começar a praticar escalada juntos. Recomendo pra todo mundo!

Agradecemos ao Giancarlo por compartilhar conosco sua experiência. Aproveitamos também para desejar os todos os pais um Feliz Dia dos Pais!

Veja também: