Por que ser sócio da ACM? (por Juliano Perozzo)


Perguntamos para alguns sócios, tanto antigos quanto novos, o motivo pelo qual eles são sócios da ACM e o porquê eles acreditam ser importante pertencer à Associação.

O depoimento de hoje é do Juliano Perozzo, sócio da ACM desde 1995!

“Filie-se ao seu clube e contribua com o esporte!

A ACM existe há mais de 20 anos e foi criada para fazer frente a discussões com proprietários de áreas privadas, com outras entidades ou com a municipalidade, de modo a ter mais força de voz uma vez que responde por um grupo de associados e praticantes do montanhismo e escalada na cidade. Ou até mesmo a nível estadual, federal e até internacional, uma vez que  o clube pertence a FGM – Federação Gaúcha de Montanhismo, CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e a UIAA – União Internacional de Associações de Alpinismo. Quanto maior o grupo mais representação se tem.

Filiar-se a um clube é contribuir para disseminar a informação, as técnicas, a ética e a postura diante de diferentes situações. Muitas destas informações vem da experiência dos clubes mais antigos que vão repassando a informação criando uma cadeia de conhecimento e tornando a prática esportiva mais segura. Geralmente os clubes acabam por promover ações para minimizar impactos ambientais nos locais onde é realizada a prática esportiva, ações de disseminação do conhecimento promovendo oficinas de atualização de práticas, cursos básicos de montanhismo formando praticantes com base forte apoiada em alicerces construídos ao longo do tempo assim, criando multiplicadores do conhecimento da forma mais correta possível. Outras atividades ainda são promovidas pelos clubes, como incentivo a conquista de novas rotas, apoio a eventos e competições de escalada e manutenção das rotas de escalada existentes.

Hoje a região da serra gaúcha conta com mais de 500 rotas de escalada em rocha, locais para a prática do rapel e trilhas de caminhada. Após realizar uma escalada você pensou quem abriu esta rota? Quem criou os degraus de contenção nas trilhas que você usou para acessar o local? Quem conversou com o proprietário e alinhou a prática de modo respeitável? Quem dedicou esforços voluntários na organização de um evento ou competição? Os praticantes aliados ao clube fomentam o crescimento do nosso esporte. Participar de um clube é contribuir com nosso esporte, para seu crescimento e fortalecimento, tornando-se parte de algo, sendo mais um que retribui ao esporte as emoções e aventuras que adquiriu enquanto subia pelos paredões e depois voltava para casa exausto e feliz pela aventura vivida.”

Clique aqui e faça você também parte da ACM!

 

Veja também: